Blog

Óleo de Cártamo (Carthamus Tinctorius L.)

dez 7, 2016 | Dicas e Curiosidades

O cártamo (Carthamustinctorius L.), planta de origem asiática, pertence à família Compositae. De sua semente é extraído o óleo de cártamo, muito apreciado no Oriente devido a suacomposição apresentar ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados tais como o ácido linoléico (ômega 6) 70% e baixa porcentagem de ácido linolênico (3%).

Óleo de Cártamo (Carthamus Tinctorius L.)

O óleo de Cártamo é um anti-oxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade.

Estudos indicaram que esse óleo contém substâncias que atuam obrigando o organismo a usar a gordura acumulada como combustível contribuindo para uma maior eliminação de gordura. Isso acontece porque seus nutrientes conseguem inibir a ação de uma enzima específica (LPL- Lípase Lipoproteica).

A enzima LPL tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais intensa a atividade desta enzima maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como conseqüência, a pessoa engorda. Portanto, os nutrientes do óleo de Cártamo, tem a capacidade de bloquear da ação da LPL, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia gerando a chamada lipólise, que é a queima de gordura.

Usos

Óleo de Cártamo é insípido e incolor. É usado principalmente como um óleo de cozinha, em molho para salada, e para a produção de margarina. Largamente utilizado como um suplemento nutricional. Atualmente, o cártamo é cultivado como planta oleaginosa ,sendo os principais produtores mundiais a China , Egito , Estados Unidos , Índia , México e Rússia. As sementes desta espécie possuem elevados teores de óleos ( 35 a 40% ) de ótima qualidade, tanto para consumo humano, como para uso industrial. O óleo de cártamo contém altos teores de ácidos linoléico (70%) e oléico (20%) e baixa porcentagem de ácido linolênico (3%) Uma das características químicas mais importantes deste óleo é a sua poli-insaturação, a qual condiciona a presença de baixo conteúdo de colesterol. O Óleo de Cártamo não é um medicamento, mas um suplemento alimentar, devendo estar presente em uma dieta saudável.

Embalagens – Bombonas plásticas de 206,52 litros.